{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

É com satisfação que apresentamos os Anais do VI Seminário Internacional Ligações Migratórias Contemporâneas: Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa, realizado entre os dias 14 e 16 de agosto de 2024, no campus II da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), em Governador Valadares (MG). O evento teve como principal objetivo suscitar um espaço para a discussão de trabalhos científicos interdisciplinares locais, nacionais e internacionais que abordam temas diversos da mobilidade humana, território e territorialidades, bem como seus desdobramentos. Nesta sexta edição, em função da crescente importância de compreender os fluxos migratórios Sul-Sul, incluiu-se o debate sobre esse significativo movimento migratório observado nos últimos anos.

Os textos aqui reunidos refletem a pluralidade de abordagens teóricas e metodológicas, contemplando pesquisas que englobam desde a análise das motivações e impactos da migração até as políticas públicas que visam lidar com a mobilidade humana. Vários trabalhos investigam as dinâmicas migratórias brasileiras nos Estados Unidos e na Europa, revelando aspectos como redes de apoio, processos de inclusão e exclusão, e estratégias de resistência e adaptação. Outros estudos centram-se nos deslocamentos intrarregionais, sobretudo no continente sul-americano, discutindo questões como migração laboral, refúgio, fronteiras culturais e identitárias, além de abordarem as múltiplas formas de violência e vulnerabilidade a que muitas comunidades estão submetidas.

Em consonância com a proposta de dar ênfase aos fluxos Sul-Sul, alguns artigos destacam as recentes migrações de pessoas que se deslocam entre países latino-americanos, observando aspectos como gênero, raça, classe, direitos humanos e saúde. Tais perspectivas contribuem para a ampliação do debate acerca das desigualdades estruturais que atravessam as mobilidades contemporâneas. Também há contribuições que enfocam a importância das redes virtuais, das políticas de acolhimento e do empreendedorismo de migrantes em diferentes contextos.

Esperamos que este conjunto de trabalhos estimule novas reflexões e diálogos a respeito das dinâmicas migratórias contemporâneas, contribuindo para aprofundar o conhecimento sobre as múltiplas territorialidades que se constituem em cenários de partida, trânsito e chegada. Que essas contribuições possam inspirar pesquisadores, estudantes, gestores públicos e demais interessados a avançarem no entendimento crítico, interdisciplinar e humano a respeito dos deslocamentos de pessoas e das transformações que deles decorrem.

Agradecemos a todas e todos que participaram deste evento e que tornaram possível a realização destes Anais, com especial reconhecimento aos autores e autoras que disponibilizam, aqui, seus estudos e reflexões, enriquecendo o debate científico em torno das migrações atuais.

Franco Dani e Sueli Siqueira.




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Franco Dani Araújo e Pinto
[email protected]


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}