21° Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica - UNIVALE: "Ciência e sociedade: a Univale no cenário científico"

21° Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica - UNIVALE: "Ciência e sociedade: a Univale no cenário científico"

presencial Universidade Vale do Rio Doce - Governador Valadares - Minas Gerais - Brasil

Ciência e sociedade: a Univale no cenário científico.

Ao longo dos últimos séculos o conhecimento científico e a informação têm trazido inquestionáveis avanços no mundo todo. Além disso, a própria ciência tem experimentado espetaculares transformações que crescem cada vez mais com a globalização da conectividade. Embora seja impossível negar que toda a humanidade é influenciada pela ciência, um grupo ainda muito pequeno de pessoas tem acesso às instituições que produz este tipo particular de conhecimento. As universidades abrigam boa parte destas pessoas, motivo pelo qual importa discutirmos os processos de produção e utilização deste conhecimento pela sociedade. Fato é, que a universidade atual também tem incomensuráveis possibilidades de contribuir para os processos de construção de uma sociedade democrática, recuperando sua missão no processo civilizatório.

Desta forma, o presente simpósio propõe como tema central as relações entre ciência e sociedade. Relações que passam pela divulgação científica, ou seja, pela publicização daquilo que é produzido por cientistas profissionais, que não se encerram na divulgação em si, mas também incluem muitas outras formas de participação das comunidades. Nesta direção apontamos a “ciência aberta” que envolve variadas perspectivas, pressupostos e implicações, incluindo variados tipos de práticas e iniciativas. Tais práticas vão desde a participação direta de não cientistas no processo de produção do conhecimento científico, incluindo a ciência cidadã, até a disponibilização gratuita dos resultados de pesquisas de acesso aberto. 

A ciência aberta considera que o conhecimento científico deve ser livre para as pessoas usarem, reutilizarem e distribuírem sem restrições legais, tecnológicas ou sociais. Embora ações de extensão, divulgação científica, educação e a ciência cidadã sejam distintas entre si, elas guardam relações entre a ciência e a sociedade cabendo, portanto, na discussão proposta neste evento. A ciência cidadã, de modo particular, compreende a participação de amadores, voluntários e entusiastas não só como beneficiários, mas como produtores do conhecimento científico. De toda forma, a aproximação de pesquisadores profissionais com a sociedade, seja ela qual for, pode acarretar a proposição de novos problemas e desafios para a ciência. 

Nosso compromisso, enquanto instituição comunitária, que atua há mais de 50 anos na região, é compartilhar esses conhecimentos científicos e demonstrar o quanto nossas ações de pesquisa transformam e ainda podem transformar a vida dessa comunidade.

Regulamento do Evento

Para acessar e ler o regulamento, clique aqui.

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Sessões Temáticas

Veja abaixo as sessões temáticas e suas ementas

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Ementas das Sessões Temáticas

ST 01 - Medicina Veterinária - Ensino, Pesquisa e Extensão

Proponentes: Victor Negrão Póvoa; Isis Espeschit Braga

Ementa: A sessão temática visa, em consonância às Diretrizes Curriculares Nacionais que prezam pela formação generalista, o compartilhamento de conhecimentos de diferentes naturezas, que possam contribuir para a formação e atuação do Médico Veterinário. Iniciativas em ação, inovação, educação popular e educação em saúde, no contexto das atividades agropecuárias, em toda a extensão da cadeia produtiva e também no contexto das atividades clínicas e bem estar animal são oportunas para a discussão.

 

ST 02 - Mídias e Direitos Humanos

Proponentes: Franco Dani Araújo e Pinto; Deborah Luisa Vieira dos Santos; Thais Aldred Iasbik de Aquino; Lorena Silva Vitório Almeida Araújo; Islane Archanjo Rocha.

Ementa: Esta sessão temática tem como propósito refletir sobre as relações entre Mídia e Direitos Humanos. A temática dos Direitos Humanos era, até pouco tempo, um assunto quase que exclusivo do âmbito jurídico e dos estudiosos do assunto. Com o avanço dos meios de comunicação, principalmente no contexto da internet e, consequentemente, das redes sociais digitais, esse cenário mudou e evidenciou o tema e todo o debate que ele proporciona em diferentes esferas. No sentido de contribuir com essas reflexões, a ST Mídias e Direitos Humanos receberá trabalhos que abordem temáticas como: história, conceitos e fundamentos sobre Direitos Humanos; direitos individuais e coletivos; direitos civis e políticos; a comunicação como um direito; mídia e a questão étnico-racial; mídia e gênero; mídia, criança e juventude; mídia e a questão socioambiental; mídia e educação; mídia, violência e vulnerabilidade social; violações dos direitos humanos pelos meios de comunicação; a democratização dos meios de comunicação; liberdade de imprensa versus liberdade de empresas; liberdade de expressão versus direitos humanos; o papel da mídia na defesa e difusão dos direitos.

 

ST 03 - Comunicação multiplataforma e Processos Sociais

Proponentes: Deborah Luísa Vieira dos Santos; Elton Binda, Franco Dani, Roberto Villela Filho, Emerson Eller.

Ementa: A comunicação é uma área que surge a partir da interface com outras, como Antropologia, Ciências Sociais, Administração, entre outras. Esse caráter interdisciplinar persiste como uma das suas principais características. Nesse sentido, agentes sociais, instituições e diferentes campos do saber acionam as mídias com a finalidade de dar visibilidade a movimentos, agendas, ideias e transformações, sendo essa uma relação de disputa, poder e confluências, uma vez que elas se configuram como espaços que induzem essas pautas e é, também, onde os processos sociais se apresentam como vasto campo para a produção de novas sociabilidades. Em uma sociedade em vias de (hiper)midiatização, esta sessão temática busca reunir trabalhos e projetos desenvolvidos no âmbito da comunicação, nas mais diversas áreas de atuação (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design) e com viés interdisciplinar, trazendo a apresentação de propostas inovadoras na comunicação ou de pesquisas referentes a esses processos nas mais diferentes perspectivas (podcasts, audiovisual, fotografia, arte, aplicativos, produtos de comunicação, redes sociais, cinema, ficção seriada, expressão oral, entre outros).

 

ST 04 - Educação Ambiental

Proponentes: Thiago Martins Santos; Patrícia da Silva Santos

Ementa: A Educação Ambiental apresenta inúmeras possibilidades teórico-metodológicas e pode ser realizada em diversos espaços, tais como universidades, escolas, igrejas, parques, movimentos sociais, empresas, meios de comunicação, entre outros. Com o objetivo de discutir as contribuições de estudos e práticas de educação ambiental para a formação de conceitos e de valores ambientais, esta sessão temática pretende reunir trabalhos de estudantes de graduação e de pós-graduação, professores de educação básica e de ensino superior, pesquisadores, gestores ambientais e demais interessados em socializar e problematizar seus trabalhos nessa área.

 

ST 05 - Cidades e Comunidades Sustentáveis

Proponentes: Rondinelly Geraldo Pereira; Dayane Gonçalves Ferreira; Hernani Ciro Santana

Ementa: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis é um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas. Assim, a sessão temática proposta tem como objetivo discutir a atuação das engenharias, arquitetura e urbanismo para atender a demandas locais, regionais e globais ligadas ao meio ambiente, infraestrutura urbana e rural e desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável, considerando fatores tais como a urbanização inclusiva e sustentável, eficiência dos recursos, mitigação e adaptação às mudanças climáticas e a resiliência a desastres.

 

ST 06 - Água e Território

Proponentes: Bruno Rangel Capilé de Souza; Renata Bernardes Faria Campos; Hernani Ciro Santana

Ementa: O ciclo das águas perpassa os ecossistemas e os organismos por todo o planeta: somos feitos de água, e conectados por ela. Entre rios, lagos, oceanos e outras expressões líquidas, vários são os formatos e manifestações hídricas, sendo uma questão social e ambiental. Ao mesmo tempo em que as relações de poder afetam o acesso e usufruto dos recursos hídricos, as expressões culturais fluem através das várias formas das águas. Essa sessão temática abre o debate para as pesquisas e reflexões que proporcionem ampliar a compreensão da realidade das águas articuladas com nossos territórios. Traga sua pesquisa sobre águas para debatermos sobre inúmeros aspectos como: saneamento, saúde, conflitos, enchentes e secas, lazer, biodiversidade, etc.

 

ST 07 - Territórios, Infâncias e Educação

Proponentes: Valdicélio Martins dos Santos; Karla Nascimento de Almeida

Ementa: O Simpósio temático “Territórios, Infâncias e Educação” tem como objetivo discutir pesquisas, práticas, relatos e experiências pedagógicas que tratem sobre as infâncias, as crianças, a escola e/ou outros espaços educativos em diferentes contextos geo-histórico-educacionais que dê visibilidade às Infâncias Outras, plurais, que vivem em nossa sociedade. Serão bem-vindos trabalhos que busquem trazer elementos que contribuam com o diálogo entre os Estudos Sociais da Infância e Estudos Anticoloniais/Decoloniais, e seus possíveis desdobramentos e possibilitem à articulação, reflexão e aprofundamento sobre direitos, religião, migrações, culturas infantis, artes, brincadeiras, agência, circulação, presença e escuta das crianças em diversos contextos sociais, de modo que as especificidades e as singularidades, sejam elas culturais, econômicas, históricas e sociais, possam nos dar pistas para romper com a ideia de infância global.

 

ST 08 - Inclusão, Acessibilidade e Equidade: debates atuais

Proponentes: Edmara Carvalho Novaes; Edmarcius Carvalho Novaes; Adriana Mara Pimentel Maia Portugal; Adriana de Oliveira Leite Coelho; Eliza Braga de Oliveira

Ementa: Interessam resumos que abordem as perspectivas interdisciplinares voltadas para a garantia de igualdade de direitos e inclusão de valores culturais e sociais, de grupos historicamente excluídos, como população negra, indígenas, pessoas com deficiência (sensorial, motora, intelectual, dentre outros), grupos de identidades de gênero e diversidades sexuais, assim como a população com adoecimento mental (ansiedade, depressão, síndrome do pânico, estresse, dentre outros), dos campos da educação, do direito, da saúde, cultura, dentre outros. O objetivo é provocar debates que favoreçam reflexões acerca do acesso desses grupos, em instituições de ensino e serviços de saúde, bem como outros atendimentos de cunho social, garantindo um tratamento humanizado, que preconize a equidade nestes setores e a oferta das acessibilidades atitudinal, metodológica, física e comunicativa (Libras, Comunicação Assistiva e Tecnologias Comunicativas).

 

ST 09 - Gênero, Etnia, Classes Sociais e Diversidade Sexual

Proponentes: Renata Greco de Oliveira; Adriana Aparecida da Conceição Santos Sá; Edmarcius Carvalho Novaes; Fernanda Cristina de Paula; Viviane Carvalho Fernandes

Ementa: O objetivo desta sessão temática é provocar debates sobre os estudos das relações de gênero e sexualidades a partir de recortes epistemológicos que envolvam classe, etnia e perspectivas decoloniais em produções que abordem as perspectivas culturais, sociais e históricas que discutem as (re)configurações de sexualidades e as pautas feministas com suas interseccionalidades nos campos da educação, do direito, da saúde, da cultura e da história afro-brasileira e indígena, dentre outros. Interessam temáticas relacionadas à produção de subjetividades e identidades (cis e trans) de gênero e sexualidade; estética feminista e crítica de arte feminista; ética feminista; direitos reprodutivos, políticos, geracionais, familiares e laborais; aspectos das inter-relações sociais das vivências das homossexualidades; os movimentos sociais urbanos e rurais (MST, MPA, Economia Solidária, Agricultura Familiar, etc.) perpassados pelas questões de gênero; as formas de violência sob o enfoque de gênero, seu enfrentamento e políticas públicas; masculinidade tóxica; espaços e relações de poder na perspectiva de gênero, biopoder; movimentos de gênero e ciberativismo; entre outras.

 

ST 10 - Inovação e empreendedorismo na área da saúde: Novos desafios para empreendedores

Proponentes: Rafael Silva Gama; Marcos Daniel Silva Pinheiro

Ementa: Análise de oportunidades de negócios na área da saúde: identificação de problemas e necessidades do mercado. Desenvolvimento de modelos de negócios inovadores em saúde: desafios e oportunidades. Métodos de diagnóstico avançados: tecnologias emergentes e novas abordagens. Desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas de saúde: desafios regulatórios e de financiamento. Impacto social e ético do empreendedorismo em saúde: considerações e responsabilidades

 

ST 11 - Interprofissionalidade em saúde

Proponentes: Darlan Corrêa Dias; Emanuel Peixoto Pinto

Ementa: A palavra “interprofissionalidade” vem ganhando certa notoriedade junto às políticas de saúde, especialmente no tocante à educação interprofissional. Essa notoriedade decorre de ter-se tornado relevante inserir na gestão do trabalho e da educação na saúde critérios e parâmetros de regulação da atividade profissional em equipe e de organização curricular da formação para o trabalho em equipe. Assim, essa sessão temática dedica-se à abordagem e discussão de assuntos concernentes às práticas interprofissionais em saúde.


ST 12 - Mudanças sociais, econômicas e culturais e a influência na nutrição moderna

Proponentes: Eloisa Helena Medeiros Cunha; Bárbara Neres Enes; Milena de Oliveira Simões; Tatiana Calavorty Lanna Pascoal

Ementa:  Ao longo dos anos tem se observado os impactos que a nutrição tem sofrido em função das transformações sociais, econômicas e culturais ocorridas na sociedade contemporânea. Isso envolve o consumo de alimentos, questões relacionadas a inclusão social e acessibilidade a uma alimentação saudável. Sendo de fundamental importância a necessidade de busca por soluções diferenciadas e personalizadas.

 

ST 13 - Psicologia/Psicanálise: teorias e práticas

Proponentes: Líbia Gomes Monteiro; Eliene Nery Santana Enes; Bruna Rocha de Almeida

Ementa: Está sessão temática dialoga na interface da Psicologia e da Psicanalise com a Educação e a Saúde, trabalhando com temas relacionados a: subjetividade, diversidade e inclusão, sintomas contemporâneos da infância e adolescência. Pretende ser um espaço para discussão de relatos de experiências, reflexões sobre práticas clínicas e pesquisas em andamento ou concluídas.

 

ST 14 - Estudos em Educação Física: Tendências para Intervenções Profissionais e Pedagógicas na interface com a saúde, esporte e lazer

Proponentes: Diego Alves dos Santos; Destter Álacks Antoniêtto; Dângelo Salomão Augusto

Ementa: Esta sessão tem como objetivo oferecer espaço para a discussão de temas relacionados a promoção e manutenção da saúde através do exercício físico e atividade física, os fenômenos esportivos nos âmbitos do desempenho, treinamento e manifestações culturais e sociais, as abordagens metodológicas das práticas pedagógicas nas aulas de educação física e as características das práticas de lazer.

 

ST 15 - Convivência: Arquitetura e cidades, vivenciando a arquitetura das cidades

Proponentes: Ilara Rebeca Duran de Melo; Débora Tameirão Lisboa

Ementa: Cada vez mais a Arquitetura e Urbanismo trabalha a reflexão entre o olhar do arquiteto perante o ambiente construído, e a busca do homem através da interpretação da cidade. Diante disso, esta sessão temática busca a troca de “vivências” entre os estudantes e profissionais de diversas áreas, uma vez que todos habitam as cidades. Discussões sobre ambiente urbano, acessibilidade, transporte, mobilidade, produção do espaço, conforto ambiental, pertencimento, psicologia ambiental, e arquitetural eventual.

 

ST 16 - Estudos da funcionalidade e movimento humano: uma abordagem biopsicossocial

Proponentes: Matheus Almeida Souza; Luis Henrique Gomes Neves; Luciana Silveira e Silva Castro; Andréia da Cunha Tavares Amaral

Ementa: O movimento humano é de extrema importância para os indivíduos, principalmente no que tange à funcionalidade e independência. Portanto, esta sessão temática se propõe em analisar estudos relacionados às funções dos diversos segmentos e sistemas corporais, aspectos ligados à funcionalidade, biomecânica e movimento humano.

 

ST 17 - Envelhecimento e a pessoa idosa: múltiplos olhares pelas lentes de diferentes campos do saber

Proponentes: Geane Alves Dutra; Anaile Duarte Toledo Martins, Matheus Almeida Souza Ementa, Dângelo Augusto Salomão.

Ementa: O envelhecimento é um tema complexo e multidisciplinar que de forma crescente vem sendo discutido no cenário contemporâneo, pois ao englobar inúmeras questões da vida humana (saúde, funcionalidade, previdência, cultura, lazer, segurança, habitação, direitos, acesso, trabalho, dentre outros) repercute em diversas demandas e desafios para a sociedade. Essa sessão temática tem por objetivo realizar discussões sobre o processo de envelhecimento em seus múltiplos contextos, refletindo por uma perspectiva científica sobre as transformações, impactos, desafios e inovações ligadas à pessoa idosa, por meio de diferentes olhares/campos do saber.

 

ST 18 - Saúde Coletiva: atuação interdisciplinar

Proponentes: Matheus Almeida Souza, Anaile Duarte Toledo Martins, Geane Alves Dutra, Rosane Dutra Bravim

Ementa: Esta sessão temática se propõe à apresentação de trabalhos interdisciplinares desenvolvidos em algum dos três níveis de atenção à saúde: Primária, Secundária ou Terciária, ampliando o diálogo, a troca de experiências e saberes entre os atores envolvidos nas iniciativas práticas de ensino, pesquisa e de extensão. O objetivo é fomentar a discussão integrada da saúde, articulada nos cenários do Sistema Único de Saúde (SUS) e em seus territórios, com utilização de metodologias ativas e inovadoras, educação popular em saúde e a integração Ensino-ServiçoComunidade.

 

ST 19 - Extensão universitária: desafios, ações e inovações no diálogo com a comunidade

Proponentes: Flávia Rodrigues Pereira; Arthur Minelli Araújo Gomes; Dilemara de Pinho Damasceno Sellos; Lorena Silva Vitório Almeida Araújo; André Rodrigues Santos; Sara Edwirgens Barros Silva

Ementa: A extensão universitária no Brasil tem como marco regulatório as diretrizes da Resolução CNE/CES 07/2018 que suscitam sua compreensão como potencializadora de uma formação integral e significativa para os estudantes das diversas áreas do saber. A prática extensionista estimula os futuros profissionais na capacidade de dialogar e intervir na sociedade, respondendo aos desafios que a comunidade coloca para a Universidade. A extensão inserida nos currículos dos cursos de graduação amplia as possibilidades das IES em desenvolverem práticas formativas inovadoras e exitosas, efetivando sua indissociabilidade com o ensino e a pesquisa. Nesse sentido, esta sessão temática está aberta para receber trabalhos acadêmicos, relatos de experiências, estudos e pesquisas que abordem o diálogo e a colaboração entre universidade e comunidade, que precisam ser narrados, discutidos, avaliados e compartilhados.

 

ST 20 - A saúde em pauta: discussões teóricas e práticas em seus diversos níveis de atenção

Proponentes: Aline Valéria de Souza; Micael Alves dos Santos; Monica Valadares Martins; Heloine Martins Leite

Ementa: O campo da saúde abarca discussões interdisciplinares e metodológicas para além das questões assistenciais e individuais. Trata-se de um campo rico de perspectivas territoriais, contextualizadas em aspectos epidemiológicos, administrativos, humanísticos, sociais, culturais, econômicos, comunicacionais e educacionais que transitam nos diversos níveis de atenção: primário, secundário e terciário. Esta sessão oportuniza o debate das diversas circunstâncias em que se observa a produção de saúde a partir de estudos teóricos e/ou práticos que culminem em ações de gestão, educação em saúde e permanente, de práticas assistenciais, de pesquisas, de extensão e de envolvimento com a comunidade. 

 

ST 21 - Teorias e Práticas no Ensino Superior Presencial e a Distância

Proponentes: Cristiane Mendes Netto; Fabrícia Alexandra Abelha; Karine Keily Rangel Teixeira; Renata Greco de Oliveira; Viviane Carvalho Fernandes, Wildma Mesquita Silva

Ementa: O objetivo desta sessão temática é provocar debates sobre estudos que abordem os processos educacionais do Ensino Superior, tanto presencial quanto a distância. A sessão aceitará trabalhos sobre metodologias e didática do Ensino Superior, concepções teóricas e práticas desenvolvidas no ensino de graduação e pós-graduação, e reflexões sobre a mediação de professores na formação profissional dos estudantes, considerando os diversos modelos pedagógicos e dinâmicas de sala de aula. Interessam também trabalhos que tratem do planejamento docente, das estratégias de ensino-aprendizagem e de avaliação, assim como a prática docente em diferentes contextos e realidades com seus desafios e potencialidades. Outra temática relevante é a formação inicial e continuada de professores que atuam no Ensino Superior, sua identidade docente profissional. Assim como as práticas inovadoras, tecnologias educacionais, as questões socioambientais, as políticas públicas voltadas para o Ensino Superior, suas diretrizes nacionais, a avaliação institucional e de cursos (interna e externa) e o papel do estágio na formação dos estudantes. E ainda, os princípios, teorias e estratégias de integração para as práticas formativas interdisciplinares, interprofissionais, intercursos e intersetoriais.

 

ST 22 - Tecnologia, Sociedade e Inovação

Proponentes: Cristiane Mendes Netto; Anderson Cordeiro Cardoso; Herbert da Silva Costa; Rossana Cristina Ribeiro Morais

Ementa: O desenvolvimento das tecnologias digitais tem possibilitado inúmeras transformações na sociedade, proporcionando inovações nos setores sociais, econômicos, culturais, educacionais, dentre outros. A diversidade e o amadurecimento de tecnologias, metodologias e ferramentas facilitam a criação de soluções para aplicações demandadas pela sociedade, mas também desafiam os profissionais de tecnologia da informação que precisam acompanhar o cenário acelerado, com criatividade e dedicação para atuar neste segmento. O objetivo desta sessão temática é promover trocas de experiências e discussões entre profissionais, estudantes e pesquisadores, a partir da apresentação de trabalhos relacionados ao desenvolvimento e uso de tecnologias, suas transformações na sociedade e as possibilidades de inovação.

 

ST 23 - Cadeias produtivas da agropecuária

Proponentes: Janaína Gonçalves Gomes; Mariana de Souza Farias; Rachel Soares Ramos; Philipe Guilherme Corcino Souza

Ementa: O Brasil é uma superpotência mundial na produção agropecuária e isso reflete em todos os setores econômicos, na exportação e no PIB. Considerando essa relevância, essa sessão temática objetiva discutir as diversas atividades que estão ligadas à produção e comercialização de produtos da agricultura e pecuária, as tecnologias empregadas pelo setor agrícola, a sustentabilidade do agronegócio, as perspectivas de avanço e a troca de experiências campo e academia.

 

ST 24 - Contabilidade para Negócios na Era Digital

Proponentes: Mauro Guariente; Sérgio dos Santos Reis; Luan de Paula Aquino Sodré

Ementa: O empreendedorismo e a inovação deixaram de ser diferenciais e passaram a ser fundamentais para o desenvolvimento e crescimento socioeconômico. Um dos fatores que mais se destacam neste cenário evolutivo envolve procedimentos digitais e a tecnologia da informação e da comunicação. A área contábil tem sido muito afetada por esse fenômeno, portanto se fazem necessárias pesquisas referentes à inovação nos processos contábeis digitais. Diante deste desafio, esta sessão temática quer proporcionar a busca pela pesquisa científica com o viés de inovação no mundo dos negócios, utilizando novas ferramentas tecnológicas para auxiliar a contabilidade no propósito de controle, registro e tomada de decisões.

 

ST 25 - Entrepreneurship Mindset: A mentalidade empreendedora na Gestão de Negócios Sustentáveis

Proponentes: Mauro Guariente; Imirene Lodi dos Santos; Fenícia Helena Coelho Oliveira Lopes; Luana da Silva Freitas

Ementa: O empreendedorismo e a inovação deixaram de ser diferenciais e passaram a ser fundamentais para o desenvolvimento e crescimento socioeconômico. Diante desta tendência, trabalhar com a Administração em níveis mais profundos significa problematizar as demandas existentes no mercado, apresentando soluções possíveis em um contexto competitivo pela competência profissional, sustentabilidade econômica e ambiental e qualidade extrema de produtos. As organizações precisam garantir a sua sobrevivência no mercado reavaliando processos, gastos, investimentos e pessoal qualificado. Esses são dilemas que assolam as organizações pelo mundo e não é diferente no contexto nacional e regional. Conhecer os agentes limitantes, entender o mercado e se movimentar estrategicamente, são habilidades que os gestores precisam desenvolver para gerir suas empresas com base no empreendedorismo e na inovação. Esta sessão temática propõe aos alunos, professores e convidados, um espaço para discussão e apresentação de ideias, pesquisas, trabalhos, em andamento ou já concluídos, relacionados à gestão com foco em entrepreneurship mindset, com vistas a contribuir para a disseminação da cultura e da educação empreendedora na gestão de negócios sustentáveis locais/regionais.

 

ST 26 - Direito e Literatura

Proponentes: Bernardo Gomes Barbosa Nogueira; Haruf Salmen Espindola; André Rodrigues dos Santos; Diego Jeangregório; Sara Edwirgens Barros Silva; Denise Rodrigues Alves; Fernanda Teixeira Sanches Procópio; Thais Aldred Iasbik de Aquino; Joana Paula Ataíde; Elizabete Aparecida de Carvalho.

Ementa: Com o declínio do positivismo jurídico o movimento Direito e Literatura surge como um peculiar e promissor campo interdisciplinar que oferece novas possibilidades de compreensão tanto da natureza humana e dos conflitos sociais quanto dos impasses e desafios que o direito enfrenta na contemporaneidade. Contrapondo-se ao tradicional viés dogmático e acrítico do Direito, a literatura – que se caracteriza pela dimensão criadora, lúdica, como também pela flexibilidade e constante renovação da linguagem, pelos efeitos de humanização e empatia que se mostra capaz de produzir, por sua natureza polifônica, sua abertura para a plurissignificação e para múltiplas possibilidades de interpretação – constitui importante recurso tanto para apurar a habilidade de leitura e desenvolver as competências de compreensão e interpretação de textos, essenciais à práxis jurídica, quanto para promover a ampliação do próprio horizonte de compreensão dos juristas e, portanto, a reflexão destes acerca dos fenômenos jurídicos e sociais. Assim, pretende-se discutir, a partir do fenômeno literário, a significação das categorias jurídicas, abertura semântica e conceitual do discurso jurídico, ressignificação dos rituais jurídicos de interpretação, ou mesmo a construção retórica da argumentação.


ST 27 - Direito, Ciência e Sociedade

Proponentes: Felipe Miranda dos Santos; André Rodrigues Santos; Diego Jeangregório Martins Guimarães; Islane Archanjo Rocha; Guilherme Dutra Marinho Cabral; Fernanda Teixeira Saches Procópio; Denise Rodrigues Alves; Bernardo Gomes Barbosa Nogueira

Ementa: O mundo atual tem passado por uma série de crises que tem conduzido ao caos, em seu mais autêntico sentido. Sob tal perspectiva, o valor da ciência tem sido questionado em cheque, e o saber vulgar se travestido em saber vulgarizado. O Direito, por corolário, não escapou desse movimento, razão pela qual os institutos e instituições passaram a ser questionados em seus fundamentos, não a partir de uma crítica racionalmente construída, e sim, por uma espécie de negação pela negação. Assim, a presente sessão temática terá por objetivo reafirmar o papel do conhecimento científico, em especial, do Direito, sem, contudo, negar outras formas de conhecimento.

 

ST 28 - Processo Legislativo, Legística e Democracia: A interação entre política, direito e técnica na elaboração legislativa

Proponentes: Islane Archanjo Rocha Martins; Vinícius Sampaio da Costa; Beatriz Pereira de Almeida; Rogerio Paula Miranda; Kaísa Macedo Lauar

Ementa: Considerando a diversidade dos assuntos sociais que podem ser objeto de pesquisa e debate para possíveis projetos de leis, a proposta tem como objetivo geral: discutir possíveis temas relevantes para o processo legislativo do Município de Governador Valadares e região. A gênese democrática da lei depende de três fatores fundamentais: a fonte de que emana a norma; o procedimento adotado para a sua elaboração, de modo a assegurar condições simétricas de participação a todas as correntes político-ideológicas e o rigor metodológico adotado na sua elaboração, de modo a propiciar os subsídios e os elementos necessários à qualificação do debate político. Veremos como a política, o Direito e a técnica interagem entre si e impactam a democracia, sobretudo por ocasião da atividade de produção legislativa local.

 

ST 29 - Inovação, Cuidados e Tratamentos em Odontologia

Proponentes: Romero Meireles Brandão; Marileny Boechat Frauches Brandão; Luiz Felipe Nunes Moreira; Paulo Roberto de Souza Viana, Claudio Manoel Cabral Machado, João Pedro Galvão Moniz de Albuquerque 

Ementa: O planejamento e execução de um tratamento odontológico ideal são aspectos relevantes que devem ser observados em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico, científico e nas habilidades e competências necessárias para realização de procedimentos clínicos preventivos e curativos adequados. A intervenção de várias especialidades odontológicas, como a saúde coletiva, estética, ortodontia, endodontia, periodontia, entre outras, é importante para a atenção integral do indivíduo e para se alcançar resultados satisfatórios com resolutividade. Esta sessão tem por objetivo possibilitar trocas de experiências e discussões entre profissionais, estudantes e pesquisadores, a partir da apresentação de trabalhos relativos aos cuidados, tratamentos e novas tecnologias (inovação) em Odontologia.

 

ST 30 - Saúde e Espiritualidade

Proponentes: Aloísio Proba, Ana Carolina Dupin Mourão Moreira; Arsonval Lamounier Junior

Ementa: A complexidade inerente à vida humana no período contemporâneo traz à luz novos desafios para os profissionais de saúde, concernentes às inter-relações entre saúde e espiritualidade. Para além dos limites da fisiologia corporal, a consideração do ser humano do ponto de vista integral representa um aspecto importante da formação dos profissionais da área. O objetivo dessa sessão temática é abordar as interconexões entre saúde e espiritualidade, e contribuir para as reflexões a respeito das possíveis abordagens de inclusão destas questões nos currículos.

 

ST 31 - Habilidades Comunicacionais: a cultura, a ciência e a saúde como fatores determinantes

Proponentes: Luciana Silveira e Silva Castro; Ana Maria Alves Pereira Coutinho; Bruna Rocha Diniz de Almeida; Valéria Alves Gomes

Ementa: A Comunicação Humana evolui a cada dia, e com ela, as habilidades comunicacionais de cada um de nós. E atualmente, é notória a facilidade que a internet, os recursos tecnológicos e as ferramentas existentes nos proporcionam para sermos ouvidos, vistos e lembrados, quase que em tempo real. Apesar desta velocidade na comunicação, nossos hábitos, rituais familiares, ensinamentos paternais, tradições, costumes e saberes, influenciam e determinam, de forma direta ou indireta a maneira com que nos comunicamos. Então, esta sessão temática se propõe a analisar trabalhos que relatem as diversas possibilidades da comunicação humana.

 

ST 32 - Atuação multidisciplinar na promoção e manejo do aleitamento materno

Proponentes: Mariana Rodrigues Batista; Luis Henrique Gomes Neves

Ementa: O Ministério da Saúde preconiza o aleitamento materno exclusivo até o 6º mês de vida e complementar até os 2 anos. Entretanto, muitos são os desafios envolvidos na amamentação. Dentre eles, as alterações estruturais, tais como a anquiloglossia, podem promover as disfunções orais, levando ao desmame precoce. A Lei 13.002, de 2014, prevê a obrigatoriedade da realização do Teste da Linguinha em todos os bebês recém-nascidos. Esse teste visa avaliar o frênulo lingual dos bebês, para que em caso de diagnóstico de anquiloglossia, o procedimento cirúrgico seja feito em tempo, para evitar o desmame. Essa sessão tem como objetivo discutir a multidisciplinaridade e os efeitos da atuação de diferentes áreas na promoção e manejo do aleitamento materno.

 

ST 33 - Inovação na atuação do profissional da saúde

Proponentes: Tauane Gonçalves Soyer; Patrícia Figueiredo Santos Pimenta; Alexandra Souza de Sa Godinho; Karine Pereira Lima; Giselle Rodrigues
Ementa: O profissional da saúde tem como função promover a saúde e o bem-estar de seus pacientes por meio de técnicas e procedimentos manuais e tecnológicos, corporal, facial e capilar. As atividades de pesquisa estratégicas e inovadoras na área de saúde, de cariz transversal, interdisciplinar, empreendedor e inovador, vem ganhando cada vez mais espaço nos diferentes segmentos da saúde. Nesse sentido, a temática "Inovação na atuação do profissional da saúde" visa propor discussões e troca de experiências entre alunos de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores da área de ciências da saúde e demais interessados em adquirir maior conhecimento sobre novas tecnologias aplicadas no atendimento ao paciente e novas formulações, considerando também os ramos abrangidos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030 propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

 

ST 34 - Doenças Humanas – Uma proposta epidemiológica, fisiopatológica, diagnóstica e de tratamento 

Proponentes: Lorran Miranda Andrade de Freitas; Lourimar Viana Nascimento Franco de Sousa; Jacqueline Garcia Duarte; Daniele da Silva Altera; André Luiz Faleiro Soares

Ementa: Toda doença é uma alteração do estado fisiológico normal do organismo, afetando assim sua homeostase. Seu surgimento pode ser deflagrado, por exemplo, através da introdução de microrganismos potencialmente patogênicos em um organismo imunologicamente enfraquecido ou de substâncias danosas que podem lesionar tecidos e órgãos, por influência de fatores ambientais ou genéticos. Diversos procedimentos e tratamentos vêm sendo utilizados para beneficiar a saúde, mediante a diversidade de doenças em humanos, assim, esta sessão temática, visa possibilitar trocas de experiências entre estudantes de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores da área da saúde e demais interessados em discutir dados epidemiológicos, alterações fisiológicas, métodos diagnósticos e de tratamento das diversas doenças.

Local do Evento

{{areaSiteEvento.titulo}}

{{areaSiteEvento.subtitulo}}

{{viewModel.evento.dataInicio}} {{viewModel.evento.dataFim}}
{{viewModel.evento.local}}
{{'Label_ObterDirecoes' | translate}}

Comissão Científica

Adeilson Jorge da Silva
Adriana Aparecida da Conceição Santos Sá
Adriana de Oliveira Leite Coelho
Adriana Mara Pimentel Maia Portugal
Alberto Ruttke
Alessandra Amaral Ferreira
Alex Cardoso Pereira
Alexssander Gonçalves de Lima
Aline Valéria de Souza
Amarildo Lourenço Costa
Ana Carolina Menezes Mendonça Valente
Ana Cristina Zadra Valadares Warszawiak
Ana Paula Campos Fernandes
Ana Paula Dessupoio Chaves
André Rodrigues Santos
Andrea Cecilia Moreno
Anelise de Oliveira e Resende
Angélica Barroso Bastos
Ariete Pontes de Oliveira
Arlete da Silva Bandeira
Arsonval Lamounier Junior
Arthur Minelli Araújo Gomes
Arthur Raposo Gomes
Bárbara Nery Enes
Beatriz Pereira de Almeida
Bernardo Gomes Barbosa Nogueira
Braulio de Magalhães Santos
Bruna Rocha Diniz de Almeida
Cacilda Rodrigues da Cunha
Caio Sabino de Oliveira
Camila de Almeida Miranda
Carlos Henrique de Oliveira Nunes
Carolina Oliveira de Lima
Caroline Pastro Klóss
Cássia Virgínia Bastos Maciel
Cibele Chaves Souza França
Cícero Moraes
Cláudia Esther Ribeiro Godinho
Cláudio Manoel Cabral Machado
Cristiana Guimarães
Cristiane Mendes Netto
Cristina de Paula santos Martins
Daniel Rômulo De Carvalho Rocha
Deborah Luísa Vieira dos Santos
Denise Coelho de Queiroz
Denise Rodrigues Alves
Diego Alves dos Santos
Diego Jeangregório Martins Guimarães
Dilemara de Pinho Damasceno Sellos
Edmara Carvalho Novaes
Edmarcius Carvalho Novaes
Eduardo Martins de Siqueira
Elaine Toledo Pitanga Fernandes
Élita da Silva Souza
Eliza de Oliveira Braga
Elton Frederico Binda de Castro
Emerson Nunes Eller
Enara Cristina Silva Glória Roberto
Érica Cesário Defilipo
Érika Benigna Nascimento
Eulilian Dias de Freitas
Fabiane Cristina de Souza Alvim
Fabio Cesar Magioli Abdala
Fábio Fraga dos Santos
Fabricia Abelha
Felipe Nepomuceno Coimbra Santos
Fenicia Helena Coelho Oliveira Lopes
Fernanda Teixeira Saches Procopio
Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossi
Flávia Marina Coelho Lamounier
Flávia Rodrigues Pereira
Flávio Luciano da Anunciação
Franco Dani Araújo e Pinto
Fransuelen Geremias Silva
Gabriel Pedro Moreira Damasceno
Gabriel Pinheiro Lacerda
Gabriela Silveira Nunes Abreu
Geane Alves Dutra
Gilda de Melo Marques
Giliard Dutra Brandão
Guilherme Dutra Marinho Cabral
Guilherme Ferreira Silva
Gustavo Soares Lomeu
Halisson Rodrigo Lopes
Helberty Vinicios Coelho
Helder de Amorim Mendes
Helder Rodrigues da Costa
Hernani Ciro Santana
Hugo Lemes Carlo
Igor Eduardo Coutinho Madeira
Ilara Rebeca Duran de Melo
Isabela Peres Carvalho
Isis Carolina Garcia Bispo
Islane Archanjo Rocha Martins
Izabella Barbosa Vieira
Jacqueline Garcia Duarte
Jamir Calili Ribeiro
Janaína Gonçalves Gomes
João Marcos Parreira Mendonça
João Mouzart de Oliveira Junior
João Pedro Moniz Galvão de Albuquerque
Joelma Andreão de Cerqueira
Jordana Gabriela Fernandes
José Batista Franco Junior
José Carlos Henriques
José Luciano Gabriel
José Raimundo Fernandes
Josianne Katherine Pereira
Julieta Moreira Bevilaqua
Julio Andrade Paulo
Júlio César Paula Neves
Junnia Luísa Pena
Karen Mendes Graner
Karine Keily Rangel Teixeira
Karla Nascimento de Almeida
Kyrleys Pereira Vasconcelos
Leonardo Augusto Marinho Marques
Lilian Costa e Silva
Lissandra Lopes Coelho Rocha
Lorran Miranda Andrade de Freitas
Luana Batista de Barros
Luciano Souto Dias
Lucinéia Souza Maia
Ludmila Costa Meira
Luis Henrique Gomes Neves
Luiz Carlos Garcia
Manoel Assad Espindola
Marcelo Lopes Bello Coelho
Marcelo Nagem Valério de Oliveira
Márcio Luís Moreira de Souza
Marcos Daniel Silva Pinheiro
Maria Aparecida de Sá Xavier
Maria Celeste Reis Fernandes de Souza
Maria da Penha Siqueira Assis
Maria Elizabeth Rodrigues
Mariana Andrade Gomes
Mariana de Almeida Rosa Rezende
Mariana de Souza Farias
Mariane Floriano Lopes Santos Lacerda
Marileny Boechat Frauches Brandão
Marina Alvarenga Botelho
Mary Anne Nascimento Souza
Matheus Almeida Souza
Maurício Almeida
Mauro Guariente
Max Emiliano da Silva Sena
Michele Andrade de Brito
Milena de Oliveira Simões
Mônica Maria de Almeida
Mônica Valadares Martins
Nádia Maria Jorge Medeiros Silva
Nagel Medeiros
Naiara Ribeiro de Almeida
Natércia Ventura Bambirra
Olívia Gonçalves Leão Coelho
Pablo Werner
Paloma Morais Schenato
Patrícia da Silva Santos
Patrícia Figueiredo Santos Pimenta
Paula Louisy Portella Werneck
Paulo Roberto Rodrigues Bicalho
Philipe Guilherme Corcino Souza
Philippe Drumond Vilas Boas Tavares
Rachel Soares Ramos
Rafael Barbosa Fialho Martins
Rafael Silva Gama
Raíssa Jeanine Nothaft
Ranam Moreira Reis
Renata Gomes Paulitsch
Renata Greco de Oliveira
Roberto Apolinário de Castro
Roberto Villela Filho
Rodolfo Duarte Nascimento
Rodrigo Carlos Pinheiro
Rodrigo Cristiano Alves
Rodrigo Furtado de Carvalho
Rogerio Braga de Assunção
Rogério Vieira Silva
Romero Meireles Brandão
Ronaldo Pimentel
Roosvany Beltrame Rocha
Rosimary Almeida Ferreira
Rossana Cristina Ribeiro Morais
Sandra Nicoli
Sara Edwirgens Barros Silva
Saullo Vinícius Pereira Alves
Sérgio dos Santos Reis
Sônia Maria Queiroz de Oliveira
Suely Maria Rodrigues
Tatiana Calavorty Lanna Pascoal
Tauane Gonçalves Soyer
Thaís Aldred Iasbik de Aquino
Thiago Martins Santos
Tiago Attoni
Valdicélio Martins dos Santos
Valéria Alves Gomes
Vanessa Beraldo Machado
Vinícius Sampaio da Costa
Viviane Amélia Ribeiro Cardoso
Vitor Oliveira Rodrigues
Webert Junio Araujo
Wildma Mesquita Silva
Yury Aranha de Oliveira

Comissão Organizadora

Adriana de Oliveira Leite Coelho

Cristiane Mendes Netto

Denise Rodrigues Alves

Edmarcius Carvalho Novaes

Elaine Toledo Pitanga Fernandes

Flávia Rodrigues Pereira

Lissandra Lopes Coelho Rocha

Patrícia Falco Genovez

Priscilla Mara Cruz de Assis Vicente

Renata Bernardes Faria Campos

Organização Geral

Elaine Toledo Pitanga Fernandes

Edmarcius Carvalho Novaes

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}