AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA REDE DE ATENÇÃO MATERNO-INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 08/08/2023 - ISBN: 978-85-5722-877-1

Título do Trabalho
AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA REDE DE ATENÇÃO MATERNO-INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Amanda Cipriano Torquato
  • Emilly Albertina Brandemburg Ramos
  • Júlia Maria Almeida Santos
  • Janaína Souza Araújo Alves
  • Thamilly Ruas Figueiredo Borborema
  • Daena Cunha de Fialho
  • Luis Henrique Gomes Neves
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Ações de ensino, serviço e comunidade como catalizadoras de mudanças na Saúde Materno Infantil do Município de Governador Valadares
Data de Publicação
08/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://eventos.univale.br/anais/petsaudegestaoassistencia/664749-acoes-de-educacao-em-saude-na-rede-de-atencao-materno-infantil--um-relato-de-experiencia
ISBN
978-85-5722-877-1
Palavras-Chave
Educação em Saúde, PET-Saúde, Materno-infantil, Gestação, Pré-natal
Resumo
INTRODUÇÃO: A saúde materno-infantil é uma área de extrema importância no contexto da saúde pública, considerando os desafios que envolvem a promoção da saúde e o cuidado adequado durante a gestação, o parto e o pós-parto. Nesse sentido, a educação em saúde desempenha um papel fundamental, pois permite o acesso a informações pertinentes, orientações práticas e capacitação das gestantes e mães para a adoção de práticas saudáveis (ARAÚJO et al., 2011). No Brasil, a atenção materno-infantil tem sido priorizada nas políticas públicas, visando reduzir a morbimortalidade materna e infantil. No entanto, a efetividade dessas ações está intrinsecamente relacionada à qualidade da assistência prestada, bem como ao acesso a informações adequadas e compreensíveis. A educação em saúde se configura como uma estratégia poderosa para capacitar gestantes, mães e suas famílias, promovendo a autonomia, o autocuidado e o fortalecimento dos vínculos entre profissionais de saúde e usuários (SANTOS; PENNA, 2009). O Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde - PET-Saúde tem como pressuposto abordar a educação pelo trabalho, sendo essencial para o aprimoramento do conhecimento dos profissionais da saúde, bem como dos estudantes que dele participam (BRASIL, 2023). A formação de profissionais de saúde no Brasil passou a ser objeto de análise e reflexão nas últimas décadas e, a partir de então, esforços articulados entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação têm sido empreendidos buscando a construção de uma política de orientação de práticas formativas de profissionais de saúde tendo como princípios norteadores as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) e o Sistema Único de Saúde (SUS) (FARIAS; SANTOS, et al., 2017). Nesse cenário, a Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), na intenção de proporcionar esta vivência aos seus alunos, submeteu um projeto ao edital da última versão do PET-Saúde (gestão e assistência na atenção à saúde materno-infantil) e teve sua proposta aprovada e atualmente encontra-se com atividades em andamento junto ao cronograma do Ministério da Saúde. Este, por sua vez, tem como finalidade contribuir com ações de promoção, prevenção e tratamento humanizado, para o acompanhamento das gestantes, a fim de reduzir a mortalidade infantil e melhorar a qualidade de vida dos usuários do SUS (GOVERNADOR VALADARES MG, 2022). OBJETIVOS: O objetivo deste estudo é relatar as experiências vivenciadas na implementação de ações de educação em saúde na rede de atenção materno-infantil, com o intuito de promover a saúde e o bem-estar de gestantes, mães e crianças dentro do Programa PET-Saúde no município de Governador Valadares-MG. Busca-se compartilhar as práticas adotadas, os resultados obtidos e os desafios enfrentados ao longo do processo, a fim de contribuir para o conhecimento científico nessa área e orientar futuras intervenções. E também visa avaliar o impacto das estratégias educativas implementadas, tanto em termos de conhecimento adquirido e mudanças de comportamento por parte dos participantes, quanto na melhoria dos indicadores de saúde materno-infantil. Além disso, pretende-se identificar as lições aprendidas e as recomendações para o aprimoramento e a continuidade dessas ações de educação em saúde na rede de atenção materno-infantil. METODOLOGIA: O presente estudo utilizou uma abordagem qualitativa baseada em um relato de experiência. A pesquisa foi conduzida em uma Estratégia Saúde da Família no município de Governador Valadares-MG, contemplando-se diferentes cursos da área da saúde. As atividades foram conduzidas pelos alunos participantes do Programa de Educação pelo Trabalho PET-Saúde, na sua versão: Gestão e Assistência: rede de Atenção Materno-Infantil. Os alunos compareceram à unidade de saúde acompanhados das preceptoras referência do programa e sob supervisão dos tutores do programa para o desenvolvimento das atividades. Inicialmente, foi realizado um levantamento bibliográfico para embasar a fundamentação teórica e subsidiar o planejamento das intervenções educativas. Paralelamente, foram realizadas reuniões com a equipe de saúde e profissionais da rede para identificar as necessidades e demandas específicas da população-alvo, assim como as estratégias educativas mais adequadas. As ações de educação em saúde foram planejadas e implementadas em diferentes etapas do ciclo gravídico-puerperal, levando em consideração a sensibilidade e as demandas específicas de cada período. Foram utilizadas estratégias diversas, como palestras, oficinas, grupos de discussão e distribuição de materiais educativos. Essas estratégias foram adaptadas às características socioculturais e necessidades locais, a fim de garantir a pertinência e a efetividade das intervenções. Para avaliar o impacto das ações de educação em saúde, foram adotadas abordagens mistas de coleta de dados. Foram utilizados instrumentos quantitativos, como questionários estruturados, para mensurar o conhecimento adquirido pelos participantes, as mudanças de comportamento e a satisfação com as atividades desenvolvidas. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e grupos focais para explorar mais profundamente as percepções, vivências e experiências dos participantes. A coleta de dados foi realizada de forma contínua ao longo das intervenções, permitindo uma avaliação qualitativa e quantitativa dos resultados obtidos. Os dados foram analisados por meio de técnicas de análise de conteúdo, categorização temática e análise estatística descritiva, conforme a natureza dos dados coletados. É importante ressaltar que todas as ações e procedimentos realizados durante o estudo seguiram os princípios éticos e foram submetidos à aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa local. Medidas de sigilo e anonimato foram adotadas para preservar a privacidade dos participantes e garantir a confidencialidade das informações coletadas. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados obtidos neste estudo demonstraram a efetividade das ações de educação em saúde na rede de atenção materno-infantil, no contexto do Programa PET-Saúde, no município de Governador Valadares-MG. Durante o período de implementação das atividades, foi observado um aumento significativo no conhecimento das gestantes e mães participantes sobre cuidados pré-natais, amamentação, alimentação saudável e prevenção de doenças infantis. Esse resultado indica que as estratégias educativas adotadas foram eficientes na transmissão de informações e no fortalecimento das habilidades das participantes. Os relatos das participantes também apontaram para o fortalecimento dos vínculos entre profissionais de saúde e usuários, evidenciando a importância da abordagem humanizada e do acolhimento durante as atividades de educação em saúde. Essa relação de confiança estabelecida entre profissionais e usuários é fundamental para a promoção da saúde e para o engajamento ativo das gestantes e mães no cuidado com sua própria saúde e a de seus filhos. A vivência dos alunos no desenvolvimento de ações de educação em saúde na rede de atenção materno-infantil por meio do Programa PET-Saúde teve um impacto significativo em sua formação acadêmica e profissional. Essa experiência proporcionou aos alunos a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante sua formação, além de desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe e empatia. A interação direta com gestantes, mães e profissionais de saúde permitiu que os alunos compreendessem as demandas e desafios reais enfrentados no cuidado materno-infantil, ampliando sua visão sobre a importância da promoção da saúde e do papel do profissional de saúde nesse contexto. Essa vivência enriquecedora contribuiu para a sua formação integral, tornando-os profissionais mais preparados e conscientes de sua responsabilidade na promoção da saúde e no cuidado materno-infantil. Além disso, a participação no Programa PET-Saúde permitiu que os alunos estabelecessem conexões entre teoria e prática, incentivando uma abordagem mais holística e integrada no cuidado à saúde. Dessa forma, essa vivência foi fundamental para a sua formação profissional, preparando-os para enfrentar os desafios da atenção materno-infantil de forma comprometida, ética e qualificada. No entanto, é importante destacar que o desenvolvimento das ações de educação em saúde na rede de atenção materno-infantil também enfrentou desafios. Dentre eles, destacam-se a falta de recursos materiais adequados, a dificuldade de acesso a determinadas comunidades e a necessidade de capacitação constante dos profissionais envolvidos. Esses desafios ressaltam a importância de investimentos contínuos e de políticas públicas efetivas para fortalecer a educação em saúde na rede de atenção materno-infantil. Diante dos resultados e dos desafios encontrados, algumas recomendações podem ser feitas para o aprimoramento e a continuidade das ações de educação em saúde na rede de atenção materno-infantil. É fundamental o fortalecimento das parcerias entre instituições de ensino, serviços de saúde e gestores públicos, visando a integração das ações e a sustentabilidade das intervenções. Além disso, é necessário investir na capacitação dos profissionais de saúde, incentivando a formação continuada e o compartilhamento de boas práticas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O presente estudo evidenciou a relevância das ações de educação em saúde na rede de atenção materno-infantil, no contexto do Programa PET-Saúde, para a promoção da saúde e o bem-estar de gestantes, mães e crianças. As estratégias educativas implementadas demonstraram ser efetivas na melhoria do conhecimento, na adoção de práticas saudáveis e na prevenção de doenças, contribuindo para a redução da morbimortalidade materno-infantil. Além disso, a vivência dos alunos nesse processo proporcionou uma formação mais completa, emponderando-os com habilidades e competências essenciais para sua atuação futura como profissionais de saúde comprometidos e conscientes da importância da educação em saúde na promoção do cuidado materno-infantil.
Título do Evento
Pet-Saúde "Gestão e Assistência": rede de Atenção Materno-Infantil de Governador Valadares-MG
Cidade do Evento
Governador Valadares
Título dos Anais do Evento
Práticas Exitosas do PET-Saúde Gestão e Assistência: rede de atenção materno-infantil de Governador Valadares-MG
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

TORQUATO, Amanda Cipriano et al.. AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA REDE DE ATENÇÃO MATERNO-INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Práticas Exitosas do PET-Saúde Gestão e Assistência: rede de atenção materno-infantil de Governador Valadares-MG. Anais...Governador Valadares(MG) UNIVALE, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/petsaudegestaoassistencia/664749-ACOES-DE-EDUCACAO-EM-SAUDE-NA-REDE-DE-ATENCAO-MATERNO-INFANTIL--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 04/05/2025

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