ESTRATÉGIA DO WORLD CAFÉ DURANTE EDUCAÇÃO CONTINUADA NA REDE DE SAÚDE SUS: EXPERIÊNCIAS DO PET SAÚDE UNIVALE/SMS

Publicado em 08/08/2023 - ISBN: 978-85-5722-877-1

Título do Trabalho
ESTRATÉGIA DO WORLD CAFÉ DURANTE EDUCAÇÃO CONTINUADA NA REDE DE SAÚDE SUS: EXPERIÊNCIAS DO PET SAÚDE UNIVALE/SMS
Autores
  • Vanessa Loyola Lopes Leal
  • Leonardo Oliveira Leão E Silva
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Outras ações de ensino, serviço e comunidade
Data de Publicação
08/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://eventos.univale.br/anais/petsaudegestaoassistencia/664956-estrategia-do-world-cafe-durante-educacao-continuada-na-rede-de-saude-sus--experiencias-do-pet-saude-univalesms
ISBN
978-85-5722-877-1
Palavras-Chave
Pet-Saúde, World Café, SUS
Resumo
INTRODUÇÃO O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é uma ação conjunta dos ministérios da saúde e educação. Tem como objetivo promover a integração ensino-serviço-comunidade com foco no desenvolvimento do Sistema Único de Saúde – SUS. As universidades participam do programa com o propósito de ações diferenciadas que venham impactar em um ensino de qualidade para responder as necessidades do mercado de trabalho como também da sociedade usuária dos serviços da saúde SUS. Durante a pandemia tudo se tornou limitado, contudo, as atividades seguiram de forma remota, uma importante ferramenta adotada metodologicamente pelo grupo foi: “World Café” que consiste em um processo criativo para gerar diálogos entre os indivíduos. Sabendo da importância da educação continuada e da metodologia adotada que é o world café, este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas pelo grupo 5 do PET-Saúde UNIVALE, visto que esta é uma técnica importante utilizada em uma das atividades do PET o qual será relatado a seguir como experiência dos discentes nas estratégias de enfrentamento a pandemia do COVID-19 para manter as atividades do PET-saúde na Univale. METODOLOGIA Trata-se de um relato de experiência, descritivo e reflexivo, sobre a vivência dos participantes do grupo 5 do PET Saúde Univale acerca de uma ação de educação continuada com métodos ativos de ensino-aprendizagem, implementada com os profissionais da rede de saúde de Governador Valadares. A educação continuada é fundamental na integração ensino-serviço e nesta proposta foi realizada através de duas ações, uma presencial e uma virtual. A metodologia utilizada foi o World Café. O método baseia-se em estimular diálogos colaborativos em indivíduos divididos em grupos, onde é oferecido um ambiente propício ao compartilhamento de ideias e insights, possibilitando o descobrimento de novas oportunidades de interação conjunta. O método tem como foco a criação de canais dinâmicos de conversação onde se possa acessar e intercambiar a inteligência coletiva de organizações e comunidades, trabalhando, assim, a diversidade do grupo para responder a perguntas norteadoras que auxiliarão na construção do conhecimento do tema proposto (TEZA et al., 2013). RESULTADOS E DISCUSSÃO É indiscutível a importância de uma concepção de educação permanente em saúde. Tal concepção abrange a prática transformadora e problematizadora, bem como a relação com a educação continuada e educação ao longo da vida. Conforme Miccas e Batistall (2014), tais conceitos são baseados nas premissas das políticas públicas e das mudanças históricas da maneira de lidar e reconhecer a educação profissional em serviço. Os espaços coletivos pensados para trocas de saberes, reflexões e avaliações são caminhos para o delineamento de novos modos de produção do cuidado que exige a apreensão da realidade, não para a ajustação a ela, mas para nela interferir. A instauração desses espaços coletivos pode oferecer a interação de diferentes atores para a reflexão sobre a realidade dos serviços de saúde nos quais estão inseridos e para a elaboração de projetos, tarefas e ações, com o revigoramento da autonomia e do protagonismo. Tais espaços coletivos de aprendizado podem ser trabalhados através da metodologia do world café. World Café presencial – relato de experiência No dia 07 de dezembro de 2020, alguns integrantes do PET saúde Univale realizaram um “WORLD CAFÉ” presencial como ferramenta de educação continuada para os integrantes da ESF Santa Terezinha. Participaram do planejamento do evento uma tutora, uma preceptora, 3 estudantes do PET e 2 fisioterapeutas residentes da Residência Multiprofissional em Saúde da Família- Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares (SMS GV). Na condução do evento participaram também estagiários do curso de Fisioterapia da Univale, que estavam na ESF cumprindo estágio de saúde coletiva. Importante salientar que a atividade ocorreu de forma presencial, mas seguindo todas as normas de cuidados e prevenção da COVID-19. Uma adaptação realizada na metodologia foi o momento do rodízio das salas. Foi orientado para que os alunos realizassem o rodízio e não os integrantes da ESF, como estratégia de diminuir a exposição dos ambientes e mais contato com as pessoas. Com o tema sobre a Interprofissionalidade, o world café teve como objetivo fomentar a avaliação das ações e o diálogo sobre o trabalho colaborativo. Primeiro foram montados 3 cartazes com as seguintes perguntas norteadoras: Quais os profissionais que fazem parte do trabalho colaborativo? Quais as vantagens do trabalho em equipe? Como posso ajudar no bom funcionamento do ESF? As perguntas foram elaboradas de forma interprofissional, com as alunas participantes do PET- SAÚDE (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde) através de conversa e reunião pelo whatsapp, foram discutidas com as residentes da Residência Multiprofissional em Saúde da Família- Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares (SMS GV). No segundo momento, todos os integrantes foram levados para um ambiente integrado para realizar a socialização final das respostas e discussão do tema proposto. Nesta plenária final, foi observado com as respostas que elas compreendem bem sobre o trabalho em equipe e que ele é fundamental para o bom funcionamento da unidade e para um atendimento à comunidade eficaz e resolutivo. Com o world Café aprendeu-se que o profissional atuante no SUS, precisa saber trabalhar em equipe, respeitando os limites de cada profissão, mas pensando em multiprofissionalidade; usar a comunicação e o diálogo na discussão de casos dos pacientes e os problemas da unidade para chegar a uma solução, como é feito nas reuniões de matriciamento; ter conhecimento da rede; ver o paciente como um todo e saber encaminhar quando necessário como bem dito por Juliana “o paciente não é apenas um dente, ele é um todo” e é esse olhar que é necessário adquirir. O trabalho em equipe é associado ao colaborativo para que as equipes estejam integradas e efetivas, com o intuito de melhorar o acesso e a qualidade da atenção à saúde dos usuários e promover a troca de conhecimento entre os participantes para melhor satisfação no trabalho dos profissionais envolvidos. World Café virtual – relato de experiência Devido a necessidade de distanciamento social e com o objetivo de recrutar o maior número de profissionais e convidados para a discussão, foi realizada uma adaptação na metodologia do World Café para promover um funcionamento de forma virtual. Em um primeiro momento ocorreu uma live com todos os inscritos previamente, abordando a temática: Diálogos Interprofissionais em Saúde via Plataforma Youtube. Em um segundo momento, seguimos a dinâmica já utilizada no evento presencial com a separação dos grupos já instalados no projeto por cenários, e o grupo PET-5, do qual fazemos parte, compôs o cenário de saúde mental e saúde do trabalhador. Os alunos integrantes foram divididos em duplas de forma interprofissional, de graduações diferentes, para que realizasse o rodízio entre as salas na plataforma Google Meet onde sessenta e dois (62) inscritos estavam presentes, de forma a discutir as questões norteadoras pré-definidas. De acordo com o tema proposto, o objetivo do world café virtual era promover um diálogo com os profissionais sobre o funcionamento da Interprofissionalidade em suas unidades e quais os benefícios desta prática para a saúde. As perguntas formuladas por cada dupla de alunos para indagação aos participantes e condução do momento foram: 1. Quais as vantagens do trabalho em equipe? 2. Qual o impacto da efetividade do trabalho em equipe na dinâmica da unidade onde você atua e na assistência ao usuário? 3. Como eu poderia ajudar no bom funcionamento da minha ESF? CONSIDERAÇÕES FINAIS A experiência até então deixada por todo este contexto vivenciado, não se finda até o momento. Novos desafios virão, novas estratégias serão suscitadas, mas o certo é que somente a junção dos saberes da prática interprofissional é capaz de concretizar e perpetuar a busca constante pela qualificação do cuidado à saúde. Desse modo, com a colaboração de toda a equipe, será possível minimizar, da melhor forma possível os impasses trazidos pela pandemia, visando obter resultados satisfatórios à população. REFERÊNCIAS ALMEIDA, Rodrigo Guimarães dos Santos; TESTON, Elen Ferraz; MEDEIROS, Arthur de Almeida. A interface entre o PET-Saúde/Interprofissionalidade e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 43, p. 97-105, 2019. SOUZA DA SILVA BATISTA, Sylvia Helena et al. Education in health: reflections from the Pro-Health and PET-Health Programs. INTERFACE-COMUNICACAO SAUDE EDUCACAO, v. 19, p. 743-752, 2015. BAZILIO, Jennifer et al. Gerando conversas significativas: World Café no planejamento estratégico interprofissional em Educação Permanente. Revista Brasileira de Enfermagem, São Paulo, v. 73, n. 5, 2020. DA SILVA, Valdemir José Máximo Omena et al. Aprendizagem colaborativa com world café: uma experiência dessa parceira em sala de aula. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, p. e92963335-e92963335, 2020. FARIAS-SANTOS, Bárbara Cássia de Santana; NORO, Luiz Roberto Augusto. PET-Saúde como indutor da formação profissional para o Sistema Único de Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio Grande do Norte, v. 22, p. 997-1004, 2017.
Título do Evento
Pet-Saúde "Gestão e Assistência": rede de Atenção Materno-Infantil de Governador Valadares-MG
Cidade do Evento
Governador Valadares
Título dos Anais do Evento
Práticas Exitosas do PET-Saúde Gestão e Assistência: rede de atenção materno-infantil de Governador Valadares-MG
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LEAL, Vanessa Loyola Lopes; SILVA, Leonardo Oliveira Leão E. ESTRATÉGIA DO WORLD CAFÉ DURANTE EDUCAÇÃO CONTINUADA NA REDE DE SAÚDE SUS: EXPERIÊNCIAS DO PET SAÚDE UNIVALE/SMS.. In: Práticas Exitosas do PET-Saúde Gestão e Assistência: rede de atenção materno-infantil de Governador Valadares-MG. Anais...Governador Valadares(MG) UNIVALE, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/petsaudegestaoassistencia/664956-ESTRATEGIA-DO-WORLD-CAFE-DURANTE-EDUCACAO-CONTINUADA-NA-REDE-DE-SAUDE-SUS--EXPERIENCIAS-DO-PET-SAUDE-UNIVALESMS. Acesso em: 26/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes