A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA ATENÇÃO MATERNO-INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 08/08/2023 - ISBN: 978-85-5722-877-1

DOI
10.29327/1311708.1-1  
Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA ATENÇÃO MATERNO-INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Gabriela Aparecida Paiva Machado
  • Isabela Mesquita Santos
  • Poliana Ferreira Matos
  • Tiago de Castro Silva
  • Ynara Sousa Leal
  • Cleber Siman de Amorim
  • Mônica Valadares Martins
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Ações de ensino, serviço e comunidade como catalizadoras de mudanças na Saúde Materno Infantil do Município de Governador Valadares
Data de Publicação
08/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://eventos.univale.br/anais/petsaudegestaoassistencia/665009-a-importancia-da-interdisciplinaridade-na-atencao-materno-infantil--um-relato-de-experiencia
ISBN
978-85-5722-877-1
Palavras-Chave
saúde materna e infantil, interdisciplinaridade, PET-Saúde
Resumo
Introdução A atenção à saúde materna e infantil é tida como prioridade nas políticas públicas de saúde com destaque aos cuidados durante o período gestacional. Essas políticas tiveram um grande desenvolvimento devido às altas taxas de morbimortalidade materna e infantil, estendendo-se também ao pré-natal, tendo em vista o grande impacto que este produz na saúde da mulher e do feto (SANTOS, et al., 2017; BRASIL, 2023)). A grande finalidade da atenção pré-natal e puerperal é acolher a mulher desde o início da gravidez, de forma a assegurar ao final da gestação, o nascimento de uma criança saudável e a garantia do bem-estar materno e neonatal, sendo esta atenção em saúde concluída somente depois da consulta puerperal. Para a qualidade na assistência, faz-se necessário construir um novo olhar interdisciplinar sobre o processo saúde/doença, que compreenda a pessoa como um todo e considere o ambiente social, econômico, cultural e físico no qual ela vive (SANTOS, et al., 2017). Por sua vez, a interdisciplinaridade é uma abordagem que busca integrar e articular diferentes áreas de conhecimento envolvidas, visando uma gestão do cuidado colaborativo e uma constante troca de informações, além do compartilhamento de atividades. Nesse sentido, ao adotar práticas interdisciplinares é possível superar a fragmentação da atenção em saúde e do contexto saúde-doença relativo aos processos assistenciais e de cuidado. Essa abordagem tem o potencial de contribuir para a melhoria nos índices de saúde, uma vez que se apresenta como uma alternativa viável para concretização de uma proposta de assistência mútua (BESSE et al., 2014; NASCIMENTO et al., 2021). O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é uma iniciativa do Ministério da Saúde do Brasil que tem como pressuposto a educação pelo trabalho. Dessa maneira, visa promover a educação e qualificação dos profissionais da saúde, como incentivar a iniciação ao trabalho e vivências direcionadas aos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde ou áreas afins (BRASIL, 2023). Nessa perspectiva, uma Instituição de Ensino Superior Comunitária (IESC) do Leste de Minas Gerais, por meio do PET-Saúde, reconhece a importância da abordagem multi e interprofissional no âmbito do SUS. Dessa maneira, a interdisciplinaridade é incentivada por meio da integração e interação entre estudantes de diferentes cursos da IESC e os Serviços de Saúde da Rede de Atenção do município (GOVERNADOR VALADARES, 2022). Esta produção busca relatar a experiência de estudantes participantes de cursos da área da saúde de uma IESC do leste mineiro, extensionistas do PET-Saúde: Saúde Materno Infantil que vem sendo desenvolvido em território vulnerável deste município. Ao fomentar grupos de aprendizagem tutorial, intencionou-se promover a qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como, proporcionar aos estudantes de cursos de graduação na área da saúde ou áreas afins uma vivência direcionada às necessidades, princípios e diretrizes do SUS (BRASIL, 2023). Essa abordagem permite uma visão mais ampla dos desafios enfrentados na atenção materno-infantil, facilitando a resolução de problemas complexos e promovendo uma assistência holística centrada nas necessidades das gestantes, mães e crianças (GOVERNADOR VALADARES MG, 2022). Objetivos O presente relato de experiência tem como objetivo conhecer a implementação da interdisciplinaridade na atenção materno-infantil em território vulnerável de um município do Leste de Minas Gerais e identificar os impactos positivos dessa abordagem na melhoria dos indicadores de saúde materno-infantil e no bem-estar das famílias atendidas. Metodologia A metodologia adotada neste relato de experiência envolveu buscas nas bases de dados Scielo, Lilacs e Periódicos-CAPES, além da descrição de relatos oriundos da observação de ações realizadas na comunidade assistida pelo serviço de saúde onde acontece o PET-Saúde, bem como, da vivência de experiências e práticas interdisciplinares na rede de atenção materno-infantil desse município. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa abrangente, utilizando os descritores atenção primária à saúde, interdisciplinaridade e saúde da criança, vislumbrando a obtenção de embasamento teórico sobre a importância da interdisciplinaridade na atenção materno-infantil. Posteriormente, a ocorrência de práticas observacionais e ações de educação em saúde desenvolvidas pelos estudantes extensionistas, possibilitaram a identificação dos fatores que incidiram sobre a saúde daquela população atendida pelo PET-Saúde. A observação participante e o acompanhamento das práticas laborais de profissionais do serviço de saúde inserido em um território vulnerável do município permitiram a visualização da prática do cuidado centrado na pessoa e sua família em seu contexto social, assim como, a percepção de fortalezas e fragilidades advindas desses momentos. O grupo composto por estudantes extensionistas de uma IESC do leste mineiro foi dividido e distribuído conforme agenda semanal dos profissionais de saúde, oportunizando a todos a vivência no cotidiano do serviço de saúde, semanalmente, durante o período de setembro de 2022 a junho de 2023.  A identificação de experiências e práticas interdisciplinares foi realizada por meio da interação direta com os profissionais de saúde e a equipe da ESF. Foram conduzidas entrevistas e conversas informais para obter informações sobre as iniciativas interdisciplinares em andamento, bem como, para identificar os resultados e os impactos dessas práticas na saúde materno-infantil. A combinação desses métodos e abordagens permitiu o conhecimento acerca da implementação da interdisciplinaridade na atenção materno-infantil deste território vulnerável do município, cenário para o desenvolvimento do PET-Saúde, destacando tanto as bases teóricas quanto às práticas concretas existentes na rede de saúde local. Através da troca de conhecimentos, experiências e habilidades entre estudantes e profissionais de diferentes categorias, como medicina, enfermagem, psicologia, nutrição, educação física, odontologia e outras, buscou-se promover uma abordagem multidimensional e centrada nas necessidades da população materno e infantil assistida.  Resultados e discussão Durante as vivências dos estudantes extensionistas, observou-se que o serviço de saúde elencado contava com aproximadamente 4681 pessoas cadastradas, sendo 32 gestantes em acompanhamento pré-natal. Entre as gestantes, três são menores de 18 anos, quatro fazem acompanhamento no PNAR-CEAE (Atendimento pré natal de alto risco do Centro Estadual de Atenção Especializada), e uma faz acompanhamento no CAPS (Centro de atenção psicossocial). Uma das gestantes também têm histórico positivo para sífilis. A partir da seleção e estudo bibliográfico sobre a implementação da interdisciplinaridade na atenção materno-infantil, foi revelada a existência de diversas ações e práticas interdisciplinares no contexto da rede atenção à saúde municipal.  Durante as visitas ao serviço de saúde foram registradas as práticas interdisciplinares adotadas pelos profissionais, bem como, os desafios e as oportunidades encontradas na implementação dessa abordagem. Dentre as principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais do local, destacam-se a baixa adesão dos pacientes aos tratamentos propostos, a grande distância do bairro ao centro da cidade, fator que impede muitos pacientes de prosseguirem com seus tratamentos, especialmente, quando encaminhados para a rede secundária, como o CEAE. Além disso, não há farmácia distrital próxima, o que dificulta o acesso a medicamentos pela população local, e há grande dificuldade na articulação entre as unidades de saúde. Essas dificuldades mencionadas têm um impacto significativo na implementação da interdisciplinaridade na atenção materno-infantil. Nesse sentido, a fim de amenizar os problemas e desafios citados, observou-se a integração efetiva de profissionais do serviço de saúde de diferentes profissões, como médico, enfermeira, psicóloga, nutricionista e assistentes sociais, em um trabalho conjunto e colaborativo. Uma das principais práticas identificadas foi a realização de reuniões e discussões multidisciplinares, envolvendo profissionais da equipe de saúde para compartilhamento de pareceres, conhecimentos e experiências. Esses espaços permitiram a troca de informações sobre os casos das pacientes e seus filhos, a discussão de estratégias de assistência e o planejamento de ações integradas com foco na unificação do cuidado. A interdisciplinaridade também se manifestou na realização de atividades conjuntas de educação em saúde, voltadas para gestantes, mães e crianças. Nesses momentos, os diferentes profissionais contribuíram com seus conhecimentos específicos, abordando aspectos relacionados à saúde física, emocional, nutricional e social. Essa abordagem abrangente proporcionou uma visão mais completa das necessidades das famílias atendidas, permitindo a identificação precoce de problemas de saúde e a oferta de cuidados adequados e integrados. Apesar das dificuldades enfrentadas, a abordagem interdisciplinar favoreceu a adesão aos cuidados e tratamentos propostos. A integração das diferentes disciplinas permitiu uma oferta de serviços mais acessível e adequada às necessidades dos usuários, levando em consideração suas particularidades e contextos sociais. A participação ativa dos profissionais de saúde, de forma colaborativa e engajada, contribuiu para o fortalecimento do vínculo com os usuários, aumentando a confiança e a adesão aos cuidados propostos. Conclusão Este estudo evidenciou a importância da interdisciplinaridade e da interprofissionalidade na atenção materno-infantil e seus benefícios para gestantes, mães e crianças. A implementação de práticas interdisciplinares na rede de saúde municipal demonstrou resultados positivos, como a melhoria dos indicadores de saúde, o aumento da adesão aos cuidados e a satisfação dos usuários. Em suma, as competências e habilidades colaborativas dos profissionais de saúde aplicadas na atenção materno-infantil resultaram em um papel essencial na promoção da saúde e no bem-estar das gestantes, mães e crianças do território em que são assistidas. A implementação efetiva dessa abordagem requer um esforço conjunto dos profissionais de saúde, das instituições de ensino e dos gestores da saúde, visando aprimorar as práticas, fortalecer a interação entre os diferentes atores e garantir uma atenção integral e de qualidade para essa população tão importante.
Título do Evento
Pet-Saúde "Gestão e Assistência": rede de Atenção Materno-Infantil de Governador Valadares-MG
Cidade do Evento
Governador Valadares
Título dos Anais do Evento
Práticas Exitosas do PET-Saúde Gestão e Assistência: rede de atenção materno-infantil de Governador Valadares-MG
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
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Como citar

MACHADO, Gabriela Aparecida Paiva et al.. A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA ATENÇÃO MATERNO-INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Práticas Exitosas do PET-Saúde Gestão e Assistência: rede de atenção materno-infantil de Governador Valadares-MG. Anais...Governador Valadares(MG) UNIVALE, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/petsaudegestaoassistencia/665009-A-IMPORTANCIA-DA-INTERDISCIPLINARIDADE-NA-ATENCAO-MATERNO-INFANTIL--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 21/06/2025

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