MARKETING ALIMENTAR E OBESIDADE INFANTIL: UMA REVISÃO DAS ESTRATÉGIAS PUBLICITÁRIAS E SEUS EFEITOS NAS ESCOLHAS ALIMENTARES DE CRIANÇAS

Publicado em 31/12/2024 - ISBN: 978-65-272-0956-0

Título do Trabalho
MARKETING ALIMENTAR E OBESIDADE INFANTIL: UMA REVISÃO DAS ESTRATÉGIAS PUBLICITÁRIAS E SEUS EFEITOS NAS ESCOLHAS ALIMENTARES DE CRIANÇAS
Autores
  • Fabricio Rodrigues Freire Junior
  • Davi Coelho Madrona Pinto
  • Monique Ellen Torres Resende
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Área Temática 3: Ambiente Alimentar e Saúde
Data de Publicação
31/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://eventos.univale.br/anais/conutrim2024/908890-marketing-alimentar-e-obesidade-infantil--uma-revisao-das-estrategias-publicitarias-e-seus-efeitos-nas-escolhas-a
ISBN
978-65-272-0956-0
Palavras-Chave
nutrição da criança, publicidade de alimentos, comportamento alimentar, obesidade infantil
Resumo
Introdução: No Brasil, cerca de sete milhões de crianças apresentam obesidade infantil, uma condição de saúde pública caracterizada pelo excesso de gordura corporal e que pode trazer consequências negativas para o indivíduo menor. O marketing alimentar exerce grande influência na hora da escolha dos alimentos, a exposição constante a propagandas de alimentos ultraprocessados, ricos em açúcares, gorduras e sódio, desempenham significamente um papel negativo no perfil do hábito alimentar infantil. Objetivo: Investigar na literatura as evidências acerca de como a estratégia de marketing alimentar afeta as escolhas alimentares de crianças. Metodologia: Revisão da literatura, do tipo narrativa, na base de dados ScienceDirect, selecionados artigos completos dos últimos dez anos e na língua inglesa. Descritores utilizados: food marketing, children, nutrition e childhood obesity. Resultados: Pode-se observar que o marketing direcionado ao público infantil utiliza cerca de 8 a 10 técnicas persuasivas, como personagens de desenhos animados, brindes, apelos à diversão e cores chamativas, o que torna esses alimentos mais atrativos e contribui para a obesidade infantil. No entanto, os pais também são alvo do marketing alimentício, já que são os principais na tomada de decisões quando se trata das escolhas alimentares de crianças. Conclusão: O marketing alimentar incentiva o consumo de alimentos processados ??e contribui para a obesidade infantil. Desta forma, é importante implementar políticas públicas que regulamentem a publicidade alimentar dirigida às crianças. Além disso, a promoção da saúde alimentar nas escolas e no ambiente doméstico é importante na promoção de hábitos alimentares saudáveis ??e no combate à obesidade infantil ao longo do tempo.
Título do Evento
II Congresso de Nutrição do Leste Mineiro
Cidade do Evento
Governador Valadares
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Nutrição do Leste Mineiro
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JUNIOR, Fabricio Rodrigues Freire; PINTO, Davi Coelho Madrona; RESENDE, Monique Ellen Torres. MARKETING ALIMENTAR E OBESIDADE INFANTIL: UMA REVISÃO DAS ESTRATÉGIAS PUBLICITÁRIAS E SEUS EFEITOS NAS ESCOLHAS ALIMENTARES DE CRIANÇAS.. In: Anais do Congresso de Nutrição do Leste Mineiro. Anais...Governador Valadares(MG) UNIVALE, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conutrim2024/908890-MARKETING-ALIMENTAR-E-OBESIDADE-INFANTIL--UMA-REVISAO-DAS-ESTRATEGIAS-PUBLICITARIAS-E-SEUS-EFEITOS-NAS-ESCOLHAS-A. Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

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